Munawwar Rana (urdu: منور رانا, hindi: मुनव्वर राना) (nascido em 26 de novembro de 1952) é um poeta urdu moderno indiano nascido em Raebareli, Uttar Pradesh, Índia.
Nacionalidade: indiana
Ocupação - Urdu Poeta
Writer Awards Prêmio Sahitya Akademi de Literatura Urdu (2014)
Munawwar Rana nasceu em Raebareli em Uttar Pradesh em 1952, mas passou a maior parte de sua vida em Calcutá.
Ele usa palavras em hindi e awadhi e evita persa e árabe. Isso torna sua poesia acessível ao público indiano e explica seu sucesso em encontros poéticos em áreas não-urdu.
Munawwar publicou vários ghazals. Ele tem um estilo distinto de escrever. A maioria de seus Shers tem mãe como ponto central de seu amor, muito diferente de outros poetas. Prêmio Sahitya Akademi de Literatura Urdu (2014). Ele retornou o prêmio cerca de um ano depois, durante o movimento de "intolerância" iniciado pelos ativistas da sociedade civil no período que antecedeu a eleição de 2015 da Assembléia Legislativa de Bihar. Ele prometeu nunca mais aceitar um prêmio do governo. Ele foi acusado (juntamente com outros vencedores do prêmio Akademi) de conspirar para manchar a imagem do governo). Munnawar Rana é casado e agora vive em Lucknow.
Nome verdadeiro: Sayed Munawwar Ali
Vencedor de duas dezenas de prêmios, Munawwar Rana, com sede em Lucknow, é um dos poetas mais populares e admirados da Índia com um tom de voz único. Ele escreve em hindi e urdu e é um nome de destaque nos círculos de Mushaira na Índia e no exterior. Seu poema mais famoso foi o inovador 'Maa', no qual ele usou o gênero de Ghazal para exaltar as virtudes de uma mãe. Alguns de seus outros trabalhos incluem Muhajirnama, Ghar Akela Ho Gaya e Peepal Chhaon. Recentemente, ele recebeu o prestigioso Prêmio Sahitya Akademi por seu livro de poesia, Shahdaba. Este prêmio contribui para uma longa lista de honras já concedidas a ele, algumas das quais incluem o Prêmio Ameer Khusro, o Prêmio Mir Taqi Mir, o Prêmio Ghalib, o Prêmio Dr. Zakir Hussain e o Prêmio Saraswati Samaj. A poesia de Rana também foi traduzida e publicada em hindi, urdu, gurumukhi e bangla.
GRANDE COLEÇÃO DE SHAYARI E GHAZAL DE RANA MUNAWWAR EM HINDI